segunda-feira, 31 de março de 2014

De olho em Yellowstone!

Não quero parecer "alarmista" ou coisa do tipo, mas algumas coisas devem ser observadas e merecem um pouco de nossa atenção.  Acho que todos já sabem sobre o super vulcão Yellowstone e o que poderia acarretar, a nível planetário, a sua explosão. Há muito tempo eu e muitos outros blogs vem falando sobre a atividade crescente e preocupante desse gigante.

Precisamos entender que um vulcão não explode sem antes manifestar alguns sinais bem característicos que são percebidos pela fauna local. Muitos animais estão deixando o parque.

Hoje, deparei-me com essa notícia no site Apolo 11: 

Supervulcão Yellowstone registra o maior terremoto em 34 anos


Um terremoto de 4.8 magnitudes foi registrado neste domingo na região da Caldeira de Yellowstone, onde se localiza um dos mais críticos vulcões de todo o planeta. O evento é o maior dos últimos anos e trouxe à mente a possibilidade de uma possível erupção catastrófica.
Mapa da caldeira do vulcão Yellowstone
Clique para ampliar
O tremor ocorreu às 09h34 de domingo pelo horário de Brasília (12h39 UTC) e teve seu epicentro localizado a 6 km ao norte-nordeste da Bacia de Norris Geyser, no Yellowstone National Park, situado no estado de Wyoming, EUA.
Este evento é parte de uma sequência de sismos iniciada no dia 27 de março e que até o momento já contabiliza 25 tremores, um deles de 3.2 magnitudes detectado na mesma região da caldeira. De acordo com o USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o tremor de 4.8 foi sentido em diversas cidades próximas e também no Estado de Montana.
O Yellowstone é um dos mais monitorados vulcões em todo o mundo e sua possível erupção poderia provocar efeitos globais catastróficos e de longa duração, incluindo mudanças na climatologia global com potencial de extinção em massa de plantas e animais.
A região onde se localiza o vulcão registra atividade sísmica moderada e com bastante regularidade e soma centenas de abalos a cada ano. O mais violento deles ocorreu em 1959 e atingiu 7.5 magnitudes.
Sua cratera tem 90 km de comprimento por 40 km de largura e foi criada por uma explosão vulcânica há 642 mil anos. Entre julho de 2004 e dezembro de 2006 se ergueu 18 cm e segundo os pesquisadores atualmente cresce cerca de 7 cm ao ano.
Crescimento Rápido
Em trabalho publicado pela revista Science em 2007, vulcanólogos estadunidenses constataram que o ritmo de elevação da montanha vem sendo bem mais rápido do que o observado desde 1923 até os anos recentes. Uma das hipóteses para o crescimento de sua cratera seria a recarga da câmara de magma gigante situada abaixo da caldeira, constituída de rochas fundidas e de matéria sólida, além da pressão mais elevada dos fluidos hidrotérmicos.
Em relatório publicado em 3 de março de 2014, o Observatório do Vulcão Yellowstone, YVO, havia informado que a sismicidade elevada na região de crescimento já estava ocorrendo há alguns meses e que uma elevação da montanha observada entre 1996 e 2003 também gerou períodos de sismicidade elevada.

Supervulcão
A câmara de magma de Yellowstone se localiza em profundidade de entre 8 e 16 km, alimentada por um "ponto quente" localizado a mais de 600 km de profundidade. Essa concentração local de calor serve de fonte à produção de rochas. Elas são mais leves que o material circundante e sobem à superfície perfurando a crosta terrestre, como uma espécie de maçarico.
O supervulcão de Yellowstone teve no passado erupções gigantes, há 2 milhões de anos, 1,3 milhão de anos e 642 mil anos. As atividades foram centenas de vezes mais fortes e devastadoras que a erupção do Monte Santa Helena, em 1980.

Fonte: http://www.apolo11.com/vulcoes.php?titulo=Supervulcao_Yellowstone_registra_o_maior_terremoto_em_34_anos&posic=dat_20140331-104605.inc

Eu leio muita coisa na net, e assim que vi essa notícia lembrei de uma carta de um  vidente que dizia que este vulcão iria explodir. Eu  não dei muito crédito pois sempre aparece uma data nova para o fim da civilização, mas eu sempre guardo as informações. Embora a data já tenha passado, o que ele escreve é algo bem interessante. Quem tiver o interesse: http://www.ay-va.pareymedia.com/news/supernatural/noticia-carta-de-despedida-de-un-vidente.htm#.UznQZKmqIRg


Quem também  estiver interessado, e desejar saber mais sobre o Yellowstone: 



1 comentário:

  1. Não entendi.A data ´da morte é 23 de julho de 2014. Segundo a carta a erupção acontecerá 123 dias depois. Por que vc diz que a data já passou?

    ResponderEliminar