sexta-feira, 25 de abril de 2014

O extermínio que o mundo não reconheceu.

Armenian woman and her children from Geghi, 1899.jpg
     Quando usamos o termo Holocausto, associamos a palavra diretamente ao massacre dos judeus em campos de concentração durante a segunda guerra mundial. Mas, em minha opinião, o mundo teve massacres iguais e até mesmo piores do que o praticado pelos nazistas.

     Há muito da história  que parece ter sido um pouco omitida e esquecida. Eu sei que em nada muda falar ou expor esses acontecimentos , mas me calar, fingir que não aconteceu, é algo que eu não posso fazer.
     O massacre armênio ocorreu no desenrolar da 1ª guerra mundial .  Enquanto o mundo tinha seus olhos voltados para a grande guerra, os armênios eram massacrados pelos turcos.

   Há 99 anos atrás, no dia 24 de abril de 1915, educadores, políticos, religiosos e líderes intelectuais armênios foram  mortos, marcando assim o que hoje é considerado o primeiro genocídio da era moderna  .

          Durante 3 longos anos, de 1915 a 1917, a maior parte do povo fora deportado por ordem do governo turco para os "centros de deslocação", que eram os desertos da Síria .


        O massacre armênio ficou caracterizado pela brutalidade  e principalmente pela utilização de marchas forçadas através dos desertos, com privação de qualquer suprimento, sem poupar idosos, gestantes e nem crianças.  Milhares de pessoas morreram nessas marchas e até hoje, é possível encontrar evidências disso.

       Há evidências claras de que o plano era eliminar sistematicamente esse povo. Monumentos culturais e igrejas foram destruídos e profanados, mapas e a história foram reescritos. Das poucas crianças que sobreviveram, muitas  foram roubadas de seus familiares, renomeadas e recriadas dentro dos costumes e cultura turca. 
          Pouquíssimo se restou e o genocídio armênio, vergonhosamente, caiu no esquecimento.
      Muitos estudos afirmam que o holocausto armênico poderia ter inclusive, influenciado fortemente Hittler, pois em 1939, às vésperas da invasão a Polônia, o Führer pronunciou a seguinte frase:

"Afinal, quem fala hoje do extermínio dos armênios?"

         O saldo desse massacre foi de 1,5 milhões de armênios mortos e a deportação de outros milhares, resultando no extermínio de 75% de seu povo.


            E mesmo diante de inúmeros registos, o massacre não foi reconhecido pois  tal feito implicaria em pagamento de reparação  pecuniária às famílias das vítimas, dada a imprescritibilidade dos crimes cometidos. 
        Praticamente todo o ocidente, em especial os Estados Unidos, também negam o genocídio. 

        George W. Bush, pessoalmente, solicitou com urgência que um resolução sobre o assunto fosse barrada no congresso americano o que, inclusive, gerou veementes críticas do então senador Barack Obama, que, à época,  exigia o reconhecia de tal barbárie . 
            Durante sua campanha , Obama prometeu reconhecer o holocausto armênio, mas, no entanto, para a surpresa de muitos,  voltou atrás logo depois de ser eleito e  não toca mais no assunto.
          A atitude de ambos os líderes americanos, como atitude de outros, inclusive Israel, deixa  claro a ideia de que ninguém está disposto  perder seu "poder de influência" no Oriente médio- Leste Europeu  (ponto bastante estratégico)  através de "relações diplomáticas" com a Turquia.
               Israel, ainda também possui parceria militar com este país a Turquia.
      O mundo reconheceu o holocausto judeu mas parece não querer assumir o "inconveniente" holocausto armênio e ainda acrescentando, parece ignorar completamente o palestino.

             Eventos como esses, não devem ser esquecidos; para que não sejam repetidos, jamais.



       Aurora Mardiganian, sobrevivente do massacre, contou que ela mesmo fora estuprada e mantida em um harém (o que não ia contra as regras relativas a prisioneiras de guerra do islã). Segundo ela, o tratamento das mulheres armênias era especialmente bárbaro, envolvendo seções de tortura e estupro, o que levava, frequentemente ao suicídio das prisioneiras. No fim, as vítimas  poderiam ser crucificadas como zombaria em função de sua religião cristã.
      Alguns artigos alegam que o massacre fora fruto de uma perseguição religiosa, mas outros  defendem que os armênios  não aceitaram o recrutamento feito pelo império Otomano, o que associado a intolerância, levou ao holocausto.
        Em 1919, Hollywood produziu o documentário mudo "Leilão das almas", que falava sobre o genocídio, em uma tentativa de sensibilizar a América e denunciar as atrocidades cometidas.

Prisioneiros eram embarcados rumo a sua execução em trens, o que foi repetido duas décadas depois pelos nazistas. 



Crianças, idosos e nem mesmo as mulheres grávidas eram poupadas. Forçados a marchar em círculos, ao redor de montes, sem descanso, água e comida, até a morte.



Ainda hoje, os descendentes dos sobreviventes do massacre, lutam para que o evento seja reconhecido.

Recentemente, a França , um dos poucos países no mundo que reconheceu o genocídio, criou uma lei que tipifica como  delito negar tal evento.

A Turquia, ainda não reconhece o holocausto Armênio.



 “Homenagem ao Povo Armênio”, do escultor José Jerez Recalde. Brasil - São Paulo


"Monumento em memória de um milhão e meio de mártires armênios massacrados pelos turcos em abril de 1915"


Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Aurora_Mardiganian
http://blogs.estadao.com.br/gustavo-chacra/guia-dos-99-anos-do-genocidio-armenio-vergonhosamente-nao-reconhecido-pelo-brasil/
http://www.acidigital.com/noticias/turquia-ataca-instituicoes-francesas-devido-a-lei-que-tipifica-como-delito-negar-o-genocidio-armenio-44402/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arménia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Genocídio_armênio
http://www.saopauloantiga.com.br/monumento-armenio-e-restaurado/

Abraços,
Salu.

2 comentários:

  1. Infelizmente a podridão, não das vítimas mas dos seus algozes, é sentida hoje em dia em pleno século XXI. Existe outro genocídio que não pôde ser escondido depois do desmantelamento da União Soviética, seja por interesses diversos seja porque estava escancarado demais para se esconder. Se trata do chamado HOLODOMOR sofrido nos países da antiga União Soviética. Tal vergonha ocorreu entre 1932 e 1933 sob a tirania de Yosef Stalin e seus lacaios. Muito admirado pela esquerda brasileira, Stalin engendrou e promoveu o Holodomor (matar pela fome) assassinando 4,5 milhões de pessoas de todas as idades na Ucrânia e mais 3 milhões em outras regiões da União Soviética, segundo um relatório da ONU apresentado em 1990. Há quem diga que os números são bem maiores. Muitos povos já sofreram nas mãos de covardes degenerados em vários períodos da História. Então, o que nos garante que todas essas monstruosidades não voltem a acontecer? O que nos garante que não existam outros Hitleres, Stalins, etc na espreita para uma nova oportunidade insana? As dúvidas persistem, porém uma coisa é certa, não adianta colocar perfume porque a podridão dos algozes assassinos sempre os denuncia. Como disse Yeshua: "Pois não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não existe nada de oculto que não venha a ser conhecido". Mateus (Matitiahu) 10:26.

    ResponderEliminar
  2. www.genocidioarmenio.com.br é um dos sites referência no tema em língua portuguesa!

    ResponderEliminar